Identificação e avaliação das Áreas de Interesse de Segurança Pública (AISP) de Americana, sede do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), propostas de ações de prevenção primária e secundária pelo município e Organização Policial Militar (OPM). Este foi o tema da monografia apresentada nesta quinta-feira (15) pelo Capitão PM Carlos Eduardo Fanti, aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO-II/09) do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores (Caes) “Cel. PM Nelson Freire Terra”, localizado na capital.
A banca examinadora da monografia intitulada “Proposta de prevenção para o município de Americana” foi composta pelo vereador Capitão Crivelari (PP), que é Oficial da Reserva da Polícia Militar, pelo Cel. PM Alaor Gasparoto, comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior-9), e pelo Major PM Lourenço Mondin, subcomandante do 30º BPM/I de Catanduva, orientador da monografia.
A conclusão do trabalho propõe providências para que sejam reativados os Conselhos de Segurança de Bairro (Conseb) e o Conselho de Segurança de Americana (Conseg). “Sem essas ferramentas, torna-se difícil interagir com as sociedades de bairro para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, bem como desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais”, defendeu Fanti.
O autor do trabalho também entende ser necessária a criação de um Gabinete Integrado de Segurança Pública, com foco voltado à sistematização de um processo de gestão que passe a identificar as demandas ligadas à segurança. “É fundamental selecionar e definir prioridades de atendimento, focalizando ações, otimizando recursos, mobilizando setores inertes e fazendo com que todos atuem de forma integrada e coordenada por meio de ações ou operações tipo forças-tarefa”, explicou.
O vereador Capitão Crivelari elogiou o trabalho desenvolvido e afirmou que as propostas sugeridas por Fanti podem ser aplicadas em Americana. “Nós, como legisladores, temos a obrigação de levar adiante essa riquíssima pesquisa, que muito irá contribuir para a melhoria da segurança pública do município”, ressaltou o vereador. “Essa monografia é uma resposta efetiva aos anseios da comunidade. Conte conosco para que esse trabalho não fique apenas no campo acadêmico, mas sim que chegue às ruas”, acrescentou.
De acordo com o autor da monografia, a metodologia do trabalho consistiu em etapas como entrevistas e pesquisas bibliográficas e em bases de dados institucionais e do município. Além disso, ele citou outras fontes consultadas, como o Boletim de Ocorrência (BO/PM), o disque-denúncia, o Centro de Atendimento e Despacho, as reuniões de análises críticas e a mídia.
Entre os tipos de prevenção – primária (atuação direta nas áreas de incidência); secundária (última instância / ação policial); e terciária (evita a reincidência) –, Fanti considerou a primária como a mais importante. “É preferível gastar-se com prevenção do que com o crime”, afirmou.
Na monografia, consta citação da existência, na Câmara Municipal de Americana, da Comissão Extraordinária Permanente de Segurança Pública, além das ações desenvolvidas pela mesma. A Comissão é presidida por Crivelari e tem como membros os vereadores Dr. Antonio Carlos Sacilotto (PSDB) e Oswaldo Nogueira (DEM).
Crivelari informou que já está em fase de formatação um projeto de lei e um requerimento, em que vai indicar ao Poder Executivo ações referentes às propostas de prevenção apresentadas na monografia.
Assessoria de Comunicação