A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara de Americana um requerimento no qual solicita informações e estudos do Poder Executivo em relação à implantação de um serviço de responsabilização, ressocialização e reeducação de homens autores de violência contra a mulher no município.
No documento, a vereadora cita que esse trabalho junto aos autores de violência está previsto na Lei Maria da Penha, sendo uma importante ferramenta de combate à reincidência, já que o foco, para além da punição, é fazer com que o agressor reconheça seu comportamento e não volte a adotá-lo.
“Muitos agressores acabam punidos pela justiça, mas não entendem de fato a gravidade de seus atos e não reconhecem a violência doméstica. Acabam recebendo alguma medida punitiva, mas voltam a adotar esse comportamento violento, seja com a mesma mulher, ou com outra. Então esse trabalho de ressocialização, responsabilização e reeducação, que não exclui a punição penal, é fundamental para proteger a vida das mulheres”, explicou a vereadora.
Na semana passada, a parlamentar reuniu-se com a secretária de Assistência Social de Americana, Juliani Hellen Munhoz, e um dos temas foi a instalação desse programa na cidade, algo previsto no plano de governo da Administração.
“A necessidade desse serviço foi levantada na audiência pública que nosso mandato realizou no ano passado e desde então tenho dialogado com a secretária sobre isso. Na semana passada, ela nos informou que o plano é contratar uma empresa ou entidade para realizar o serviço, então estamos buscando mais detalhes por meio de requerimento”, disse Juliana.
No documento, a vereadora solicita detalhes sobre o planejamento da Administração para adotar o serviço, se será feita alguma contratação e qual é o investimento previsto, qual é a demanda atual de atendimentos, se já existem tratativas com o Poder Judiciário e se há uma previsão para o início do trabalho em Americana.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (28).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação