O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que institui no município de Americana a política de prevenção e combate ao câncer de ovário.
De acordo com o parlamentar, dentre os objetivos do projeto estão promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, estimular a realização de exames na rede pública de saúde e prover assistência à pessoa diagnosticada com câncer de ovário por meio de equipe multidisciplinar para amparo médico, psicológico e social.
Marcos Caetano destaca que, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de ovário é o câncer ginecológico de maior letalidade, apesar de ser menos frequente. “Isso porque é o mais difícil e ser diagnosticado em estágios iniciais, fazendo com que a mulher que recebe esse diagnóstico já esteja com a doença em estágio avançado, mais difícil de tratar e curar”, aponta.
No projeto, o vereador propõe também a realização de ações específicas na divulgação de informações sobre o câncer de ovário durante o Outubro Rosa, mês dedicado ao combate ao câncer de mama. “As campanhas do Outubro Rosa, por mais que tenham expandido seus debates sobre a saúde da mulher, são quase que totalmente focadas no câncer de mama, mencionando às vezes o câncer de colo de útero e, mais raramente, o câncer de ovário. Por isso, uma política específica para o câncer de ovário é necessária”, explica.
“A demora na detecção faz com que a doença tenha uma alta taxa de mortalidade, o que deve ser alvo da preocupação e da atenção do poder público. Com políticas públicas voltadas para o tema, as pessoas terão acesso não apenas à informação, mas também aos exames e tratamentos necessários”, conclui Marcos Caetano.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação