O vereador Marschelo Meche (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita informações do Poder Executivo sobre resíduos do saneamento básico.
No documento, o parlamentar questiona a prefeitura sobre o destino dos resíduos dos decantadores gerados no processo de produção de água potável, a descrição do processo atual e se o DAE (Departamento de Água e Esgoto) destina resíduos de saneamento básico em locais que não sejam aterros sanitários ou industriais. Pergunta também sobre a quantidade de resíduos produzidos pelas estações Carioba e Praia Azul.
Ainda no requerimento, Meche questiona se há destinação de parte do lodo que não seja ao aterro e para quais fins é destinado. Ele explica que os lodos da estação de tratamento de esgoto são gerados a partir da biomassa microbiana que decanta durante o processo de tratamento do esgoto bruto, no qual os microrganismos decompositores e a própria matéria orgânica digerida do esgoto se acumulam no fundo dos tanques das estações de tratamento de esgoto.
Segundo o autor, o objetivo do requerimento é monitorar as ações da prefeitura na área de saneamento básico. “Temos esse propósito de fiscalizar e monitorar o trabalho dos setores da administração municipal. Tivemos muitos problemas envolvendo contaminação de recursos hídricos recentemente, então precisamos ter olhar constante para esse setor. É uma questão de segurança ambiental e saúde pública”, afirma.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (26).
*Com informações da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação