As vereadoras Professora Juliana (PT), Nathália Camargo (Avante) e Leonora Périco (PDT), que compõem a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Americana, reuniram-se na segunda (23) com representantes das secretarias de Assistência Social e Saúde, Guarda Municipal e DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Na pauta, a importância do trabalho conjunto para o fortalecimento de ações no âmbito das políticas públicas para as mulheres.
O objetivo da reunião foi apresentar o trabalho da Procuradoria, órgão criado em 2022 no legislativo americanense, e iniciar o diálogo com as secretarias e órgãos envolvidos no combate à violência contra a mulher em Americana.
No encontro, foram discutidas ações como a elaboração do fluxo de atendimento às vítimas de violência; a instituição do serviço de ressocialização e reeducação de homens autores de violência; o trabalho da IDMAS (Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais); a subnotificação de casos de violência na rede pública de saúde; e a intenção de realizar formação para profissionais de saúde identificarem casos de violência obstétrica, entre outros temas.
“Foi um encontro muito produtivo, em que a Procuradoria se colocou à disposição para fomentar a elaboração dessas políticas públicas de defesa das mulheres. Também foi importante para entendermos como vem sendo feito esse trabalho na Administração e quais são os planos da gestão nessa área”, afirmou a procuradora especial da mulher, vereadora Professora Juliana.
"A participação dos representantes de cada área é importante para o fortalecimento de uma rede de apoio integrada na defesa das mulheres, principalmente em caso de vítimas de violência. A procuradoria será mais fonte de ajuda além da outras que já atuam no município", comentou a vereadora Nathália Camargo. "A reunião foi muito produtiva e vai gerar bons frutos para cidade", completou a vereadora Leonora Périco.
Além das vereadoras e suas assessorias, participaram do encontro a secretária da Assistência Social Juliani Hellen e membras de sua equipe, o secretário de Saúde Danilo Carvalho Oliveira, o inspetor da Gama José Wendeo e a escrivã da DDM de Americana, Camila Busnardo.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação