Tribuna Livre: CEESA pede ações para despoluição do Quilombo


Visualize fotos

A Tribuna Livre da Câmara Municipal de Americana foi utilizada nesta tarde (22), durante a Sessão Ordinária, pelo professor Marcus Antonio Capóssoli e pelo aluno Alcides Luis do Nascimento, do CEESA (Centro Estadual de Educação Supletiva de Americana), para apresentação de projeto elaborado pelos alunos sobre o Ribeirão Quilombo.
Durante seu discurso, o professor explicou que a escola desenvolve trabalho de aprendizagem com as pessoas que não concluíram os estudos em sua fase escolar e que uma importante ferramenta neste processo é sua participação no Projel (Programa Jornal na Escola) promovido pelo Jornal O Liberal.
“O CEESA participa deste programa há três anos e nos dois últimos o tema escolhido pelos alunos foi o Ribeirão Quilombo. A preocupação com a preservação do meio ambiente gera nas pessoas o desejo de ver a natureza em sua volta preservada e os rios despoluídos”, disse.
Nascimento usou a palavra e apresentou a conclusão do projeto denominado “A crise ambiental: SOS Quilombo”, onde está relatado todo o trabalho de pesquisa e visita em campo, com coleta de amostra da água para análise.
“Não podemos aceitar este descaso com o meio ambiente. Preservar a natureza é dever de todo cidadão, a começar pelos poderes públicos. Está nas mãos dos governantes aplicar da melhor forma o dinheiro destinado ao bem comum”, concluiu.
Na Sessão Ordinária do último dia 15 os vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo, que autoriza a contratação de financiamento até o valor de R$ 66.181.011,98 junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para execução de projetos integrantes do Plano de Macrodrenagem, que será utilizada na ampliação de sistema de drenagem dos córregos do Parque e São Manoel, na canalização do Córrego do Pylles e na implantação do Parque Linear às margens do Ribeirão Quilombo.
O vereador Celso Zoppi (PT) destacou a importância deste projeto que envolve educação e meio ambiente e se mostrou preocupado com o rio.“As questões relacionadas ao Ribeirão Quilombo me causam preocupação. Já elaborei requerimento ao prefeito solicitando informações sobre os trabalhos de despoluição”, disse.
Já o vereador Capitão Crivelari (PP) disse que as questões do Ribeirão Quilombo envolvem vários municípios. “É preciso que cada um faça a sua parte,” ressaltou.
“Já publiquei um artigo sobre o rio, o que demonstra minha preocupação com o seu destino. É muito bom que esta discussão seja feita em diversos setores da sociedade”, destacou a vereadora Divina Bertália (PDT).
A Tribuna Livre “Dr. Waldemar Tebaldi” é um instrumento público e pode ser usada nas sessões por qualquer cidadão, desde que inscrito com antecedência mediante solicitação protocolada na Secretaria da Casa. Na Tribuna é possível se apresentar projetos, solicitar ajuda, prestar contas de um trabalho e falar sobre diversos outros assuntos.

Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria de Comunicação