A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo ao Poder Executivo a criação do programa censo-inclusão e cadastro de inclusão para identificação, mapeamento e cadastramento do perfil socioeconômico das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no município.
No documento, a parlamentar menciona que a prevalência de pessoas com deficiência na sociedade tem aumentado nas ultimas décadas, principalmente pelo aumento da longevidade e cita que o mapeamento permite formular e instituir políticas públicas que possam proteger e atender com mais rapidez essas pessoas.
“Os dados obtidos por meio do censo produzirão informações quantitativas sobre os tipos e graus de deficiência encontrados e estas informações poderão, de fato, contribuir para a qualificação, quantificação e localização das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como de seus responsáveis legais”, comenta a autora.
Professora Juliana acrescenta que a iniciativa pode ser realizada por meio de um autocadastramento a ser realizado pela secretaria correspondente e que poderá promover esta ação através do portal da prefeitura. “A concretização do programa poderá estabelecer ações, convênios e parcerias com órgãos públicos e entidades de direito público e privado”, completa.
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação