As pessoas que quiserem utilizar a Tribuna Livre “Dr. Wademar Tebaldi” durante as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Americana terão de esperar até 2010, mesmo restando mais oito sessões e dois meses de ano legislativo. Isto porque todas as sessões deste ano já possuem tribunas agendadas, a maioria solicitadas pelo site oficial do Legislativo.
O agendamento recorde foi possível graças à utilização de novas ferramentas de comunicação digital adotadas recentemente pela Câmara, como novo site, divulgação na TV Câmara e pelo Twitter oficial. Essas ações possibilitaram uma divulgação mais ampla da Tribuna, espaço que pode ser utilizado por qualquer cidadão, desde que agendado com antecedência.
O presidente Cauê Macris (PSDB) destaca que a divulgação pela imprensa local e a disponibilização do formulário para download e impressão no site da Câmara (link dentro do menu “serviços”) foram os principais responsáveis pelo aumento da procura. “Esse trabalho foi fundamental e mostra que conseguimos conquistar um de nossos objetivos, que é trazer a população para participar e conhecer os trabalhos do Poder Legislativo”, destaca.
Segundo o vereador Capitão Crivelari (PP), primeiro secretário da Mesa Diretora, a procura pelo uso da Tribuna comprova que o processo de abertura realizado pela Casa tem dado resultado. “A Câmara abriu as portas para a participação e a população atendeu a este chamado, fazendo uso não só da Tribuna, mas de todos os espaços disponíveis para manifestação. A Tribuna Livre se consolida assim como porta-voz dos anseios da comunidade”, ressalta.
Sempre após a manifestação popular na tribuna, há publicação de matéria sobre o que foi debatido, com conteúdo e imagens disponibilizados no site da Câmara (www.camara-americana.sp.gov.br).
A secretária geral, Juliana Nandin de Camargo, também considerou positivo o fato de que há mais pessoas buscando informações sobre o agendamento e a utilização do espaço durante as sessões. “Isso se deu após um trabalho amplo de divulgação nos meios de comunicação da cidade, informando e colocando à disposição da população a utilização da Tribuna Livre. Antes desse trabalho ser feito, a demanda era muito menor e era possível agendar até mesmo pra a semana seguinte ao pedido”, explica.
Juliana informa ainda que as pessoas interessadas em utilizar a tribuna durante as sessões ordinárias de 2010 poderão fazer a inscrição ainda este ano, porém, serão comunicadas que a utilização será apenas no inicio do próximo ano.
Em 2009 foram feitas 37 solicitações de tribuna até aqui, sendo que em sete ocasiões houve desistência dos interessados. Somando os pedidos já protocolados na Casa, serão 45 manifestações públicas até a última sessão do ano.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação