O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona a eficácia do atendimento telefônico prestado à população na rede pública municipal de saúde.
No documento, o parlamentar relata diversas reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre dificuldades em obter atendimento via telefone. “Recebemos várias reclamações de pacientes sobre a má qualidade no atendimento telefônico dos canais das UBS, Núcleo de Especialidades e secretaria de Saúde. Eles tentam por várias vezes efetuarem ligações nessas unidades e não obtém êxito”, aponta.
“Muitos pacientes contam exclusivamente com esses serviços para obter atendimento, agendar consultas/exames e tirar suas dúvidas. Portanto, se esse atendimento se mostra ineficiente, ocasiona um déficit na prestação do serviço público à população”, acrescenta Malheiros.
No requerimento, o vereador pergunta se o número de funcionários responsáveis pelo atendimento telefônico no sistema de saúde é suficiente, se a estrutura é adequada e se as reclamações têm chegado ao conhecimento da prefeitura. Questiona, ainda, que providências têm sido tomadas e quais medidas ainda serão tomadas visando melhorar o atendimento telefônico da população.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária, e encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação