“As experiências dos mutirões habitacionais e da auto-gestão no município de Americana” será o tema da palestra a ser ministrada amanhã (11/05), no segundo dia do 10º Encontro Nacional por Moradia Popular, que terá início na noite de hoje (10/05) em Salvador (BA). O tema, sugerido pela própria União Nacional por Moradia Popular (UNMP), será abordado por Marco Antonio Alves Jorge, “Kim” (PDT), coordenador da Câmara Temática de Habitação, vereador e arquiteto da Secretaria de Habitação de Americana.
O convite foi feito no mês passado pela União Nacional por Moradia Popular (UNMP), do qual é também membro pela delegação do Estado de São Paulo. O encontro deve contar com a participação de representantes de 19 estados, qualificados para discutir o lema principal, que será “Desafios para a construção do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social”. Kim também participará como debatedor de alguns painéis, durante o Congresso.
“Vamos debater o direito à cidade e o avanço no autogestão na moradia popular, por meio de cooperativas habitacionais e outros projetos e neste sentido e Americana tem muito a acrescentar”, explicou Kim. A prova da força e representatividade que o município tem nesta área é a oficina, que será apresentada por ele durante o encontro.
De acordo com o documento, assinado pelos coordenadores da UNMP de São Paulo e Bahia, Donizete Fernandes Oliveira e Sergio Bulcão, respectivamente, a discussão deverá ser em torno da perspectiva dos movimentos populares e a implementação da Lei 11.124. “que, após 13 anos de luta, criou o Sistema, o Fundo e o Conselho de Habitação de Interesse Social, em nível nacional e também nos estados e municípios”, diz o convite.
A abertura do encontro será às 19 horas de hoje, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o evento continuará nos próximos três dias na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com oficinas que terão início às 8h30 de amanhã.
Publicado por: Assessoria de Comunicação