O vereador Silvio Dourado (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que solicita ao Poder Executivo dados estatísticos da criminalidade referentes aos períodos antes e após o fechamento das bases comunitárias, guaritas e postos avançados da Guarda Municipal de Americana na região dos bairros São Vito, Jaguari, Vila Bertini e Nova Carioba. Protocolou também uma indicação na qual sugere a intensificação do patrulhamento ostensivo nos bairros.
Nos documentos, o parlamentar destaca que tem recebido diversas demandas no seu gabinete e sido abordado por moradores pelas ruas da cidade que relatam que a criminalidade nos bairros está em níveis crescentes, tornando a vida insegura para as pessoas nas regiões.
“Os bairros vêm ocupando cada vez mais o noticiário policial da cidade, sendo certo que o empenho das autoridades responsáveis é grande para conter a criminalidade como um todo, o que se reconhece nesta oportunidade. Todavia, em razão das diversas queixas da população que neles reside e convive, é importante o alerta às autoridades para uma maior atenção a estas regiões específicas”, afirma o vereador.
No requerimento, Dourado questiona quais eram as bases comunitárias, guaritas, postos avançados e assemelhados que a Guarda mantinha em funcionamento na região dos bairros e qual a data de desativação das instalações. Solicita ainda os índices de criminalidade nos bairros nos três anos anteriores e posteriores à desativação das bases. Na indicação, o autor solicita providências do setor competente da prefeitura para intensificação do patrulhamento ostensivo pelas vias públicas dos bairros.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (14). A indicação será relacionada na pauta de sessão ordinária e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação