A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana duas indicações referentes ao banco municipal de ração e utensílios para animais. Em um deles, a parlamentar indica a possibilidade de que famílias situação de extrema pobreza (renda familiar per capita de até R$100,00) ou pobreza (renda familiar per capita de até R$200,00) e cuidadoras de animais sejam cadastradas para eventualmente receberem as doações de utensílios, remédios e ração. Em outro, sugere a publicização e ampla divulgação do funcionamento do programa.
A parlamentar destaca no documento que a crise econômica colocou em evidência a vulnerabilidade em que vive boa parte da população e entende que a iniciativa do banco de ração e utensílios deve atender a essas famílias, especialmente porque são pessoas que enfrentam dificuldades para manter a qualidade de vida e bem-estar dos seus animais de estimação.
“Considerando que a lei estabelece que a distribuição das rações e dos utensílios será realizada pelo banco municipal de rações e utensílios para animais ou por instituições devidamente cadastradas, indico que se faça a inclusão dessas famílias que se encontram na pobreza e extrema pobreza para que eventualmente recebam as doações”, afirma a vereadora.
Juliana menciona ainda que o atual contexto econômico e social tem provocado o aumento de denúncias de maus-tratos e de abandono de animais, bem como de pedidos de ajuda aos protetores e de doações de ração. Segundo ela, isso tem tornado insustentável a prática e o manejo dessas ações sem o auxílio do poder público, e as ações voluntárias têm sido predominantemente realizadas por protetores independentes, ONGs e moradores, a maioria com recursos próprios.
“Por isso, indico que se realize a ampla divulgação do funcionamento do banco de ração e utensílios através de panfletos, cartazes, folders e materiais publicitários, bem como mídias digitais, tornando de conhecimento para toda a população seu funcionamento, condicionalidades e beneficiários que podem ser atendidos pelo programa”, destaca a autora.
As indicações serão relacionadas na pauta da sessão ordinária e encaminhadas à prefeitura para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação