Polícia Científica terá 15 mil metros quadrados para construção de IC e IML em Americana


Visualize fotos

Uma área de 15.800 metros quadrados será cedida à Polícia Técnico-Científica para a construção das sedes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) de Americana. A informação foi passada nesta quarta-feira (28), no Centro de Suprimentos e Manutenção de Obras da Polícia Militar, durante encontro realizado a pedido do perito criminal chefe da Polícia Científica, Edvaldo Messias Barros, como resultado de meses de trabalho dos vereadores Capitão Crivelari (PP) e Cauê Macris (PSDB).
A área faz parte de um terreno de 35.800 metros quadrados pertencente à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSPSP) que está destinado para a construção da sede do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I). Como esta obra vai utilizar 20 mil metros quadrados do terreno, durante a reunião o comando do 19º BPM/I autorizou que toda a área restante seja utilizada pela Polícia Técnico-Científica.
A destinação de parte do terreno para a construção das sedes do IC e do IML foi autorizada pelo comandante geral da Polícia Militar, Cel. PM Álvaro Camilo, a pedido do vereador Capitão Crivelari e do presidente da Câmara Municipal de Americana, Cauê Macris, em encontro realizado no mês de setembro. Na semana passada, a autorização foi formalizada por meio de ofício encaminhado aos vereadores.
Além de Crivelari e Barros, participaram da reunião o comandante do 19º BPM/I, Ten. Cel. PM Dionésio do Amaral Martins, o Cap. PM Mauro Luchiari Júnior, o 2º Ten. PM Edson Pereira, o perito criminal da Polícia Científica, Edilson Antedomenico e o chefe da Seção Técnica do Centro de Suprimentos e Manutenção de Obras da PM, Cap. PM Carlos Henrique Ferreira de Araújo. O grupo de Americana foi recebido pelo chefe do Centro, Ten. Cel. PM Antonio Carlos Artêncio.
“Esta reunião teve uma dupla importância, já que serviu para definir a área tão necessária para a construção do IC e IML de Americana e para dar prosseguimento ao projeto de construção da sede do 19º BPM/I, um processo que se arrasta desde 1988. Sem dúvida, isso vai melhorar a qualidade de vida e de trabalho do policial militar de Americana e, consequentemente, a segurança pública do nosso município”, explica Crivelari.
Na reunião, ficou definido ainda que a Polícia Científica encaminhará o pedido formal à Assessoria Técnica Policial (ATP) da SSP-SP, já com a delimitação da área a ser cedida. Além disso, foram discutidos detalhes do projeto da futura sede do 19º BPM/I e as próximas ações necessárias para agilizar a execução da obra. Segundo Crivelari, o Centro de Suprimentos e Manutenção de Obras da PM fará todo o acompanhamento e orientação dos projetos. “A previsão é que a nova sede do batalhão fique pronta em menos de dois anos”, informou o vereador.
Com outros compromissos em agenda, o presidente Cauê Macris não pode estar na capital, mas comemorou a notícia ao tomar conhecimento. “Valeu a pena esse esforço e as viagens a São Paulo. Agora podemos dizer que a cidade e a região ganham uma verdadeira sede para sua polícia técnico-científica, que há tempos merecia essa conquista”, disse ele ao mencionar também o papel fundamental do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) nesse processo.
De acordo com Crivelari, o pedido inicial era para que fosse destinada uma área de três mil metros quadrados à Polícia Científica. “Foi uma grata surpresa quando o comandante do 19º BPM/I afirmou que a unidade utilizará apenas 20 mil metros quadrados do terreno e que a área restante poderia ser utilizada para o IC e IML. Agora, teremos um terreno cinco vezes maior que o solicitado. Quem ganha com isso, com toda a certeza, é a população de Americana”, finalizou o vereador.
Assessoria de Comunicação