O vereador Marschelo Meche (PL) recebeu ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento de sua autoria (nº 543/2022) em que pedia informações ao Poder Executivo sobre o sobre cumprimento da lei municipal 5809/2015, que prevê a instalação de placas informativas escritas em Braille e outros equipamentos destinados a pessoas com deficiência visual nos pontos e terminais de ônibus.
No documento, o secretário adjunto da Unidade de Transportes e Sistema Viário, Pedro do Nascimento Junior, responde ao vereador sobre a falta de placas informativas em Braille nas paradas de ônibus. Meche havia questionado em quantos terminais e pontos de parada há placas informativas que atendem às necessidades de acessibilidade de pessoas com deficiência visual, segundo os padrões exigidos pela lei 5809/2015.
Na resposta, a prefeitura informa que em nenhum dos quinhentos pontos de parada e nem nos 250 pontos de abrigos de passageiros há informações em Braille. “Meu intuito é fiscalizar a execução da lei municipal, e pelo que vimos ela não está sendo respeitada em Americana. Não é um mero desrespeito à lei, mas sim às pessoas com deficiência visual, pois dessa forma Americana não se torna uma cidade inclusiva. Infelizmente, vimos pelas respostas que não existe nem mesmo a intenção de regularizar”, comentou Meche.
* Com informações da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação