A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento pedindo informações da prefeitura sobre ações de conscientização e incentivo ao aleitamento materno em Americana.
Juliana destaca que o aleitamento oferece benefícios para a mãe e o bebê e defende que amamentar é um direito e uma questão de política pública, com reflexos na educação, na economia e na saúde da população.
A parlamentar lembra que a Lei Federal nº 13.435/2017 definiu agosto como o mês de realização de campanhas e ações de incentivo ao aleitamento materno e cita a Lei Municipal nº 3.186/1998, que criou a Semana Municipal do Aleitamento Materno entre os dias 01 e 07 de agosto de cada ano.
“O incentivo do governo para a criação de um banco de leite materno é fundamental para que se possa ajudar as crianças que precisam desse alimento fundamental para seu desenvolvimento e que, por algum motivo, sua mãe não pode suprir”, comenta Juliana.
“É importante que existam programas de conscientização na cidade que incentivem a doação de leite humano, com o objetivo de aumentar a oferta aos bebês que não podem ser amamentados por suas mães”, completa.
No requerimento, a vereadora pergunta se existe um estudo para a criação do banco de leite humano em Americana e, em caso de resposta positiva, se existe uma previsão para o funcionamento.
Juliana questiona também se a prefeitura irá realizar eventos em comemoração à Semana Municipal do Aleitamento Materno e quais serão. Por fim, pergunta quais ações estão sendo realizadas pela equipe “Mamãe Nenê” e se existe trabalho junto às unidades de educação infantil da secretaria municipal de Educação.
O requerimento será debatido e votado pelos vereadores no plenário da Câmara, durante a sessão ordinária de quinta-feira (4).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação