A Câmara Municipal de Americana entrega nesta sexta-feira (6) título de cidadão emérito ao radialista Geraldo Miante e título de cidadão americanense ao Pastor Ailton Gonçalves Dias Filho, pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade acontece no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, a partir das 19h. É aberta ao público e terá transmissão da TV Câmara. As homenagens foram motivadas por projetos de decreto legislativo de autoria dos vereadores Valdecir Duzzi (PSDB) e Divina Bertália (PDT), respectivamente.
Os títulos de cidadão americanense são entregues à pessoas nascidas em outras cidades, enquanto os de cidadão emérito são oferecidos à pessoas nascidas em Americana. Em ambos os casos, os homenageados são cidadãos que prestaram serviços públicos relevantes à cidade e contam com “histórico de vida exemplar”, conforme a Lei de Honrarias Municipais.
Geraldo Miante
É radialista há 58 anos, nasceu em Americana no dia 11 de fevereiro de 1933. Estudou no Grupo Escolar Heitor Penteado e na Escola de Comércio (atual Colégio Dom Pedro II), onde se formou como contador. Serviu no Tiro de Guerra em 1951. Começou sua carreira aos 16 anos trabalhando no Serviço de Alto Falante Cruzeiro do Sul. Este serviço era realizado com uma Kombi que visitava as residências atendendo pedidos de mensagens de natal, recitação de contos e crônicas, dentre outras mensagens. Iniciou suas atividades radiofônicas em 1951 na Rádio Clube de Americana, trabalhando depois na rádio Brasil, de Santa Bárbara d’Oeste. Depois retornou para a Rádio Clube, passando pela Rádio Cultura de Americana, e posteriormente Rádio Azul Celeste, onde está até hoje. Miante foi presidente do Lions Clube de Americana, no biênio de 85 e 86. Atualmente exerce o cargo de Diretor Social, no qual está há mais de 20 anos.
Pastor Ailton Gonçalves
Nasceu na cidade de Ipanema-MG, em 30 de agosto de 1964. É graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Após ser ordenado Ministro Presbiteriano, em 24 de julho de 1988, foi pastor das Igrejas Presbiterianas das cidades de Santa Margarida, Caputira e Carangola. Em janeiro de 1992, assumiu o pastorado da Igreja Presbiteriana Central de Americana, onde exerce o seu ministério até hoje. Presidiu o Presbitério de Americana por três legislaturas, tendo presidido também o Sínodo de Campinas, no biênio 2003/2005. Fundou, em julho de 1993, a Associação de Orientação do Programa Amor Exigente, grupo de apoio às famílias com dependência química, que atua na reeducação de pais, visando a recuperação dos dependentes e atendendo cerca de 95 famílias por semana. Atualmente, é o Presidente de Honra da entidade.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação