A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona a prefeitura sobre o trabalho de controle de escorpiões na cidade.
Segundo Nathália, moradores de diferentes bairros estão preocupados com o aparecimento de escorpiões em suas residências. “O animal é causador de acidentes graves e sua picada oferece riscos à saúde e pode matar, especialmente quando esses acidentes envolvem crianças e idosos”, diz a vereadora.
Nathália destaca o trabalho realizado pelo Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos e Escorpiões (PVCE) na captura e controle dos animais, mas alerta que diante dos relatos, pode haver a necessidade de estudos para ampliação ou readequação do trabalho. “Uma vez que seu veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico, em caso de acidente é importante o rápido atendimento com a administração do tratamento específico com soro antiescorpiônico”, acrescenta.
No requerimento, Nathália questiona com qual frequência é realizada a desinsetização contra escorpiões e qual o cronograma de aplicação nos bairros. Pergunta também quantos acidentes mensais foram registrados em 2021 e 2022 e quais os bairros com maior incidência de casos.
Por fim, questiona se a prefeitura promove campanha de orientação quanto aos cuidados necessários à população e se há soro antiescorpiônico disponível na rede municipal de saúde.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em plenário e encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação