O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações da prefeitura sobre o atendimento com neuropediatras na rede pública de saúde de Americana.
Malheiros defende no documento que, para se desenvolverem de forma saudável, crianças e adolescentes precisam que mente e corpo estejam em sintonia. Destaca também que a saúde psíquica e mental tem tomado cada vez mais espaço nas discussões médicas e exigido atenção especial das famílias.
“É neste universo que o profissional especializado em neurologia pediátrica é tão importante. Ele pode analisar, perceber e tratar várias doenças e condições relacionadas ao sistema nervoso central e periférico de crianças e adolescentes”, afirma o vereador, citando como exemplos o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a epilepsia.
“Vale dizer ainda que a ausência dos cuidados corretos nessa fase da vida pode resultar em graves problemas. Com isso, fica evidente que é fundamental a atuação do médico neuropediatra na rede pública”, analisa Malheiros.
No requerimento, o autor questiona quantos especialistas atendem pelo sistema público no município e pede o envio das escalas de consultas. Pergunta também, caso não haja o atendimento com neuropediatra, qual o motivo e para onde são encaminhadas as crianças e adolescentes que necessitam do profissional. Por fim, questiona quando o município pretende contratar os profissionais.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (25).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação