Os vereadores Leco Soares (Podemos) e Silvio Dourado (PL) protocolaram na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo que a prefeitura apresente um projeto de lei que institua o programa municipal “Coopera Americana”. A proposta, segundo os parlamentares, tem como objetivo contribuir para a erradicação da pobreza e da marginalização, reduzindo as desigualdades sociais.
No documento, os vereadores apontam como referência uma iniciativa da cidade de Araraquara, que aprovou programa com medidas alternativas econômicas e sociais para geração de emprego e renda. O projeto é destinado a incentivar e apoiar a criação, desenvolvimento, consolidação, sustentabilidade e expansão de empreendimentos econômicos solidários como cooperativas ou outras formas associativas.
“O cooperativismo constitui um dos poucos instrumentos que possibilita a geração de trabalho e renda a uma parcela em situação de vulnerabilidade”, comentam os parlamentares.
“Adaptamos a propositura de Araraquara à nossa realidade, criando o programa ‘Coopera Americana’ para minimizar os efeitos negativos dos ciclos econômicos e do desemprego estrutural sobre o mercado de trabalho e propor medidas para garantir ou ampliar a inclusão da população em situação de desemprego e vulnerabilidade social”, acrescentam.
A sugestão dos parlamentares é que a prefeitura seja a autora da proposta por se tratar de um projeto de lei que só pode ser apresentado pelo prefeito. A indicação será relacionada na pauta de sessão ordinária e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação