A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento pedindo informações à prefeitura sobre funcionamento, operacionalização e monitoramento da estação de tratamento de esgoto (ETE) Carioba.
De acordo com Juliana, os questionamentos são motivados por visita realizada ao local a pedido de moradores da região, incomodados com o mau cheiro devido à emissão de efluentes industriais lançados na estação de tratamento.
“Queremos informações que permitam um conhecimento mais detalhado sobre os procedimentos adotados pela prefeitura para uma adequada avaliação da operacionalização, execução e monitoramento dos serviços oferecidos à população”, afirma a autora.
No requerimento, Juliana questiona quantos funcionários estão designados para trabalhar na ETE; quando foram realizadas as últimas compras de reagentes químicos e quando foi realizada a manutenção para aferição dos aparelhos usados no laboratório. Pergunta também se o local tem cumprido os requisitos para otimizar o seu funcionamento e se existe estudo para avaliar a eficiência da estação.
Por fim, questiona se a prefeitura tem buscado ações junto ao governo federal para melhorar os serviços de saneamento básico e também parcerias e projetos público-privados para a adequação da ETE no tratamento de efluentes industriais.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (1).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação