A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma moção de congratulações à escola de educação popular “Melina Melão”, situada no assentamento Milton Santos, em Americana.
De acordo com Juliana, a proposta de ensino para jovens e adultos começou a ser implantada no assentamento em 2014 por meio de um projeto do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e MEB (Movimento de Educação de Base). A vereadora menciona ainda o apoio dos próprios moradores locais e voluntários à iniciativa.
Segundo a parlamentar, a presença da escola no assentamento tem como objetivo o combate à evasão escolar e oferece aos moradores uma sala de Educação de Jovens e Adultos. “Uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada”, explica.
“O reconhecimento e a valorização da trajetória escolar a partir da mobilização da comunidade deram condições para que aqueles alunos que lá estarão possam aprimorar suas habilidades e desenvolver conhecimentos, favorecendo assim, mais cidadania com atuação crítica e comprometida com o futuro”, completa a vereadora.
A moção será discutida e votada pelos vereadores em plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (1).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação