A Câmara Municipal de Americana manifesta oficialmente seu apoio à campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e pelo Conselho Federal de Medicina. Realizada desde 2014, a campanha tem o objetivo de prevenir e reduzir o número de suicídios no Brasil. O tema da edição 2022 é “A Vida é a Melhor Escolha”.
Como parte das ações de apoio à campanha, o legislativo americanense distribuiu laços amarelos e panfletos com informações sobre o tema aos funcionários e vereadores e adotou uma decoração temática na cor amarela na fachada do prédio e na Mesa Diretora do Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Publicações nas redes sociais ao longo de todo o mês de setembro e a divulgação de uma matéria especial na TV Câmara completam as iniciativas de conscientização.
O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Ainda segundo dados da OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Por isso, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, visando contribuir para a redução desses números alarmantes.
Para mais informações, acesse o site oficial da campanha: https://www.setembroamarelo.com/ .
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação