Transformação digital das cidades é debatida na quinta reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara


Visualize fotos

 

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (14) a quinta reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). Durante o encontro, foram abordados temas relacionados ao conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) – município que utilizam sistemas integrados para coletar dados e usá-los no gerenciamento de recursos e ativos de maneira eficiente.

 

Participaram o vereador Silvio Dourado, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação de Americana, Alisson Roberto Vieira dos Santos, o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia de Barueri (SP), Jonatas Randal, e representantes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Direitos Humanos; do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); da Diretoria Regional de Ensino; e de instituições, universidades e faculdades.

 

Durante a reunião, o secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia de Barueri, Jonatas Randal, falou sobre as experiências do município na implantação do conceito de Smart City. Atualmente, a cidade possui mais de 600 quilômetros de fibras óticas instaladas diretamente pela prefeitura, além de mais de três mil pontos de internet social gratuita e duzentos prédios e espaços públicos com internet.

 

“Como eu posso transformar um serviço público digital visando facilitar o acesso se a população não tiver internet? A conectividade é a base de tudo em uma cidade inteligente, então é fundamental que o poder público forneça os meios para que o cidadão acesse esses serviços”, comentou.

 

O professor Marcelo Scudeler, do Centro Unisal, destacou a realização pela universidade de um congresso sobre Cidades Inteligentes no mês de novembro. O objetivo é promover a integração dos trabalhos existentes sobre o tema na cidade e debater experiências de sucesso. “Percebemos que, em Americana, existem várias iniciativas pontuais e isoladas. A ideia é que o congresso seja um instrumento para colocar essas iniciativas em uma única direção e buscar exemplos que possam ser implantados em Americana”, disse.

 

O encontro contou também com apresentações dos grupos temáticos de trabalho do Fórum, que atualizaram os participantes sobre as atividades desenvolvidas: o Ciesp falou sobre a prospecção de necessidades e oportunidades nas empresas da região; o Centro Universitário Salesiano abordou a aproximação entre escolas e setor produtivo; e os representantes do Senac e da secretaria municipal de Assistência Social falaram sobre as ações de formação básica para trabalhadores em situação de vulnerabilidade.

 

Foi criado ainda um quatro grupo de trabalho, que será responsável pelo mapeamento das empresas de tecnologia existentes na cidade. “O objetivo é que a gente possa conhecer essas empresas e promover a integração entre elas e as demandas do município, promovendo o desenvolvimento de Americana”, comentou o vereador Silvio Dourado, autor do decreto que criou o Fórum.

 

Ao final da reunião, Dourado enalteceu os avanços que têm sido obtidos a partir das reuniões do fórum e da troca de experiências. “Foi um encontro bastante produtivo e pudemos ver que as propostas levantadas aqui já estão sendo colocadas em prática”, destacou o parlamentar.

 

A próxima reunião do fórum está prevista para o mês de novembro e terá como tema central a tecnologia na educação. “É um tema pertinente e que precisa ser discutido. O mundo está caminhando para um futuro cada vez mais digital e a tecnologia, sendo bem trabalhada nas escolas, tem a possibilidade de humanizar a sociedade, transformando as próximas gerações”, concluiu Dourado.

 

O fórum

 

O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal tem como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.

 

Para mais informações sobre o Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao

 



  • Visualize fotos

Publicado por: Coordenadoria de Comunicação