Professora Juliana pede informações sobre exames preventivos para mulheres na rede pública de saúde


Visualize fotos

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre a realização de exames preventivos para mulheres na rede pública municipal de saúde.

 

No documento, a parlamentar destaca que a realização de exames periódicos é um dos principais elementos do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz de doenças como o câncer de mama e câncer de colo uterino.

 

“Um dos grandes desafios na saúde pública é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e a necessidade de realizar anualmente o exame preventivo Papanicolau , a mamografia e a vacinação contra o HPV (papilomavírus humano)”, aponta.

 

“A mamografia é o exame mais eficaz no diagnóstico de câncer de mama e o correto funcionamento, disponibilidade e rapidez em seus resultados são indispensáveis para prevenção da enfermidade e maiores consequências a saúde da mulher. É inadmissível que as mulheres encontrem dificuldades no pedido do exame, como a demora na realização e nos resultados, já que seu diagnóstico precoce aumenta consideravelmente a cura. Dessa maneira, é de extrema importância que haja um planejamento e rastreamento na saúde pública para disponibilizar os exames preventivos necessários ao bem-estar e à saúde da mulher”, acrescenta Juliana.

 

No requerimento, a vereadora pergunta quantos exames preventivos de câncer de colo de útero foram realizados e quantas pacientes da rede pública de saúde foram vacinadas contra o HPV em 2022. Questiona, ainda, quantas mulheres realizaram exames de mamografia pelo sistema público de saúde em 2021 e 2022, quantos casos positivos de câncer de mama foram diagnosticados e para quais instituições as pacientes foram encaminhadas.

 

Professora Juliana pergunta também se os exames preventivos de colo de útero nas unidades básicas de saúde são realizados por profissionais de saúde do sexo feminino e, caso em alguma unidade sejam realizados por profissionais do sexo masculino, se existe a possibilidade de encaminhamento para outro local. Por fim, questiona quais as medidas para ampliar a oferta de exames preventivos nas redes de saúde pública.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (29). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação