A Câmara Municipal de Americana manifesta oficialmente seu apoio ao “Outubro Rosa”, campanha nacional de conscientização e prevenção do câncer de mama. O movimento, que tem a adesão de diversos setores da sociedade civil, promove durante todo o mês de outubro ações que visam chamar a atenção para a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Em apoio ao Outubro Rosa, a Câmara irá promover ações de conscientização com os funcionários e decorar o plenário e a entrada do prédio do legislativo com a cor alusiva à campanha.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, correspondendo a cerca de 25% dos casos. Dados do Ministério da Saúde apontam que 17.825 mulheres morreram da doença no Brasil em 2020, e são estimados mais de 66 mil novos casos no país em 2021.
O câncer de mama não tem uma causa única, sendo a idade um dos fatores de risco mais importantes – cerca de 80% dos casos ocorrem em mulheres com mais de 50 anos. Dentre as recomendações para reduzir o risco de desenvolver a doença estão praticar atividade física, manter peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.
De acordo com o presidente do legislativo americanense, vereador Thiago Martins (PV), a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama é fundamental para diminuir o número de casos no Brasil. “Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. É nosso dever, como agentes públicos, alertar para a prevenção, que deve ser cada vez mais difundida”, afirmou.