O vereador Lucas Leoncine (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo que a secretaria de Saúde de Americana realize um trabalho de busca ativa de crianças em idade de vacinação.
No documento, o parlamentar aponta preocupação com a baixa adesão à campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. Devido à baixa procura, a secretaria municipal de Saúde prorrogou a campanha até o final do mês de outubro.
Segundo Leoncine, a busca ativa é de grande importância para o desenvolvimento da qualidade de vida da população, além obter resultados positivos para atingir as crianças em idade de vacinação. “Com a conscientização da população sobre a importância da vacinação, podemos atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, onde todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas”, aponta.
“Acredito que através da busca ativa, a secretaria de Saúde possa levar a vacinação até as escolas municipais e particulares, para que as crianças sejam vacinadas mediante autorização por escrito de seus pais, como está acontecendo na cidade vizinha de Limeira”, acrescenta Leoncine.
Na indicação o vereador sugere ainda que as escolas, em parceria com a secretaria de Saúde, enviem um termo de consentimento para os pais ou responsáveis dos alunos indicando a data e horário da ação, dando a oportunidade de comparecerem no local caso queiram acompanhar. Propõe, ainda, que a própria secretaria realize ligações para as residências de crianças cadastradas, buscando atingir o máximo possível de crianças em idade de vacinação.
A indicação será relacionada na pauta de sessão ordinária desta quinta-feira (6) e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação