Câmara trata de resultados no tratamento oncológico do município em reunião do Fórum Permanente da Saúde


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (5) a quinta reunião do Fórum Permanente da Saúde, instituído pelo Decreto Legislativo nº 960/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). No encontro, os participantes dialogaram a respeito de temas relacionados à oncologia, entre eles o atendimento, tratamento e a redução das filas.

 

Participaram, além de Dourado, o vereador Lucas Leoncine (PSDB); o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo Carvalho Oliveira; os médicos Dr. Edson Soares, responsável pelo Centro de Oncologia de Americana (Unacon); Dr. Renato Monteiro, da Associação Paulista de Medicina; Dr. Hélio Faraone Chinelatto e Dr. Reinaldo Erdmann de Almeida; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Francisco Lembo; o representante da comissão de direito médico e de saúde da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Dr. Matheus Vinícius, e a representante da Comunidade Davi, Conceição Fagionato.

 

Resultados da Unacon

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, a Unacon proporcionou a redução da fila de espera por tratamento oncológico de 564 para 200 pacientes. A unidade, ainda segundo ele, realiza cirurgias e sessões de quimioterapia. Os casos de radioterapia são encaminhados para outros municípios. 

 

“Conseguimos equalizar nossas filas. Como todo e qualquer serviço é necessário ajustes, mas como secretário de saúde estou satisfeito com o trabalho. A oncologia está sendo sustentável”, afirmou Dr. Danilo. 

 

Segundo ele, já foi detectada a necessidade de incluir profissionais como nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta para atender a pacientes que precisam de atendimento multidisciplinar. Citou ainda que têm sido adotadas medidas para aprimorar o diagnóstico e encaminhamento precoce dos pacientes pela rede básica.

 

O médico responsável pela Unacon, Dr Edson Soares, explicou que a estrutura montada para a retomada das cirurgias eletivas na cidade tem sido empregada pelo centro oncológico e destacou o uso de tecnologia em todos os processos.

 

“A Unacon conseguiu trazer de volta para Americana um brilho que havia sido perdido. Eu sempre conheci o Hospital Municipal como uma referência. Tanto o programa de cirurgias como a Unacon trouxeram a oportunidade de despertar esse gigante. E pudemos retomar o tratamento do câncer com o uso de tecnologia”, analisou.

 

Evolução de demandas e necessidade de humanização

 

O vereador Lucas Leoncine disse que a saúde de Americana possui diversas demandas que chegam ao gabinete, mas destacou ser necessário reconhecer que elas têm evoluído.

 

“Uma noite muito feliz por vários motivos. Pelos esclarecimentos sobre a Unacon e por ouvir palavras como planejamento, estratégia, procedimento. Coisas que vínhamos cobrando desde o início do ano”, citou. “A respeito do Unacon, sabia da seriedade do trabalho e da importância que seria como mais um serviço que a cidade voltaria a ter. Hoje estamos vendo os resultados começando”,  disse Lucas Leoncine.

 

O vereador Silvio Dourado destacou ainda a necessidade de trabalhar a humanização no atendimento da rede pública de saúde como ponto a ser pensado.  “A gente percebe que as instituições hoje, no geral, padecem justamente por falta de humanização”, afirmou. 

 

“Percebo que a gente precisa avançar, não a realidade apenas de Americana, mas estamos aqui e preciso dar minha contribuição a Americana. Por isso, gostaria de lançar essa proposta para a gente melhorar a humanização ao paciente do nosso município como um todo”, completou.

 

A próxima reunião do Fórum está prevista para o mês de janeiro e terá como tema a residência de medicina de família em comunidade.

 

O Fórum

 

O Fórum Permanente da Saúde tem como objetivo reunir informações, promover debates e realizar estudos a respeito da situação da saúde em Americana e elaborar, discutir e propor iniciativas legislativas ao setor, identificando problemas e traçando sugestões de planos de ação ao Poder Executivo.

 

O grupo de trabalho realiza encontros periódicos, a cada três meses, para levantar as necessidades em comum dos diversos segmentos envolvidos. “Grandes são as demandas da saúde, então pretendemos conversar sobre as realidades de cada setor e unir as competências”, destacou o parlamentar.

 

Participam do Fórum representantes da Câmara Municipal, secretaria municipal de Saúde, Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Conselho Municipal de Saúde de Americana, Associação Paulista de Medicina, hospitais particulares e planos de saúde, universidades e convidados.

 

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: http://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumPermanentedaSaude.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação