Os vereadores Gualter Amado (Republicanos), Leco Soares (Podemos), Lucas Leoncine (PSDB) e Silvio Dourado (PL) protocolaram na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pedem informações à prefeitura sobre o cronograma de implantação do centro de triagem para instalação de usina CDR (Combustível Derivado de Resíduos) no aterro de Americana. O documento reitera outro requerimento sobre o tema.
Os parlamentares destacam que ainda não obtiveram nenhuma resposta da UTGR Americana Ambiental sobre ao requerimento nº 438/2022 e, por isso, reapresentaram os questionamentos feitos em abril deste ano. “Demonstrando total desinteresse da empresa em prestar os esclarecimentos a esta Casa”, destacam no texto.
No documento, os vereadores citam o processo de aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (nº 03/2019) com o argumento de ganho ambiental e consequentemente econômico com a possibilidade de transformar o modelo convencional de aterro sanitário em uma unidade de tratamento e gerenciamento de resíduos agregando novas tecnologias.
Citam ainda visita à unidade e duas audiências públicas realizadas na Câmara Municipal nas quais os representantes da empresa apresentaram um cronograma de implantação do centro de triagem¸ justificando que o andamento dependia de licenças da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
No requerimento, os vereadores solicitam o envio de todas as informações referentes ao processo que trata do licenciamento da usina especificando o andamento, prazos e demais informações. Questionam se existem outros processos em andamento referentes à instalação da usina. E, por fim, requerem detalhamento do cronograma, com informações sobre as fases já executadas, as que estão em andamento e as futuras.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária, nesta quinta-feira (13).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação