Reunião promove debate de ferramentas de incentivo ao cooperativismo em Americana


Visualize fotos

 

O vereador Silvio Dourado (PL) organizou nesta sexta-feira (21) uma reunião na Câmara Municipal de Americana com o objetivo de ampliar o diálogo sobre o tema do estímulo ao cooperativismo. Participaram do encontro o presidente da Câmara, vereador Thiago Martins (PV), os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros; da Fazenda, Simone Inácio de França Bruno; de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira; e de Negócios Jurídicos, Hugo Stefano Troly.

 

A reunião tratou de temas como a necessidade de mais cooperativas para atuação em áreas como confecções, resíduos sólidos, logística reversa e horticultura; a criação de projetos e orientação de pessoas que tenham interesse sobre o tema; a capacitação dos prestadores de serviço; além de incentivos fiscais e financeiros.

 

Segundo dados apresentados durante o encontro, atualmente existem apenas 22 cooperativas no município – algumas delas, em áreas específicas como a saúde. Os participantes destacaram que precisam ser adotadas medidas visando a independência, autonomia e sustentabilidade ao segmento frente ao poder público.

 

Quanto ao segmento de coleta e separação de resíduos sólidos, foi apresentada a informação de que não há mais interessados em realizar as atividades além daqueles que já o fazem, o que revela carência de políticas públicas direcionadas. O município possui duas leis específicas sobre o tema: as leis nº 4.552/2007 e 4.772/2008 preveem, entre outros dispositivos, a possibilidade de utilização de recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para tal finalidade.

 

Durante o encontro, o vereador Silvio Dourado destacou a indicação apresentada em conjunto com o vereador Leco Soares que sugeriu ao Poder Executivo a criação do programa municipal “Coopera Americana”. O projeto é destinado a incentivar e apoiar a criação, desenvolvimento, consolidação, sustentabilidade e expansão de empreendimentos econômicos solidários como cooperativas ou outras formas associativas.

 

Ao final da reunião, Dourado avaliou como positivo o resultado do debate. “Mais uma reunião importante nesta pauta do cooperativismo na cidade de Americana, demonstrando que o engajamento de diversos setores do poder público e iniciativa privada irmanados em torno de um assunto é o que nos trará soluções concretas nesta área ainda carecedora de políticas públicas. Por meio da atividade legislativa, precisamos atender duplo objetivo: por um lado criar ambiente favorável à atração e criação de novas cooperativas e, por outro, estimular as já existentes”, avaliou o parlamentar.

 

“O cooperativismo une pessoas com os mesmos objetivos buscando estimular o desenvolvimento econômico aliado ao desenvolvimento social de forma sustentável e equilibrada. Muitos grupos de pessoas que trabalham em causas importantes como saúde, educação, consumo, plantio de alimentos, entre tantas outras, podendo integrar o cooperativismo, muitas vezes não encontram meios de instituir esse modelo de negócio.  Parabéns ao vereador Silvio Dourado pela iniciativa de discutir e fomentar essa pauta”, destacou o presidente da Câmara, vereador Thiago Martins.

 

Também participaram da reunião o diretor da Unidade de Julgamento de Processos Administrativos, Anderson Natel Ferreira; o diretor da Unidade de Tributação, Flávio Henrique Fachini; a representante da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Odilamar Lopes Mioto; o representante do Sindicato das Indústrias Têxteis de Americana e região (Sinditec), Adão Evaldo de Moura Souza; e as assessorias dos vereadores Gualter Amado (Republicanos), Leco Soares (Podemos) e Lucas Leoncine (PSDB).

 

* Com informações e foto das assessorias dos vereadores

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação