O vereador Marcos Caetano reuniu-se na sexta-feira (22) com a coordenadora do Cadastro Único da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Adriana Laite de Pinho, para tratar do trabalho desenvolvido na unidade.
Durante o encontro, o parlamentar informou que recebeu reclamações de usuários sobre as dificuldades enfrentadas para obter informações e cadastramento nos programas do governo federal através do Cadastro Único - instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.
A coordenadora relatou as dificuldades que a unidade está enfrentando e o que está sendo feito para atender à demanda, que segundo ela cresceu consideravelmente desde a pandemia de Covid-19. “A falta de equipamentos e falta da reposição no quadro de funcionários da unidade também têm impactado o trabalho. Antes tínhamos oito pessoas na equipe e atualmente temos apenas quatro no atendimento”, comentou Adriana.
Segundo informações da secretaria, o município tem realizado as atividades de cadastramento e possuía em agosto de 2022 15.004 famílias inseridas no cadastro único, além de 9152 famílias com cadastro atualizados nos últimos dois anos. Do total, 10.671 famílias possuíam renda de até meio salário-mínimo. A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 67,25%, enquanto a média nacional encontra-se em 76,24% - um indicador de que é necessário identificar onde estão as famílias com cadastro desatualizado.
“São famílias cadastradas, porém com a falta de atualização dessas famílias e as dificuldades que o setor enfrenta, com outras famílias procurando o programa para obterem atendimento do governo e do município, esse número praticamente tem multiplicado”, acrescentou a coordenadora. Outra dificuldade apontada é o fato de que os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), que deveriam atender parte dessa população, direcionarem os atendimentos para o Cadastro Único.
Ao final da reunião, o vereador Marcos Caetano defendeu a estruturação da unidade para dar mais eficácia ao trabalho e ao atendimento à população. “Mesmo em meio a tantas dificuldades, a coordenadora e sua equipe têm trabalhado para atender à grande demanda. A unidade precisa de apoio da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Vou buscar junto à secretária o apoio para que a unidade de Cadastro Único possa receber as melhorias necessárias”, comentou.
* Com informações e foto da assessoria do vereador
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação