A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações da prefeitura sobre a coleta e o descarte adequados de lixo eletrônico no município.
No documento, a parlamentar lembra que a data de 14 de outubro é lembrada como Dia Internacional do Lixo Eletrônico, instituída para conscientizar as pessoas sobre a importância do descarte adequado desse tipo de resíduo.
Em outubro do ano passado, a vereadora encaminhou requerimento e obteve a informação que a coleta de lixo eletrônico é realizada junto com a seletiva e em PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) espalhados pela cidade.
Além disso, a prefeitura informou que não é possível determinar a quantia exata da coleta mensal desse tipo de resíduo, uma vez que o caminhão é pesado quando está fechado, já com todos os materiais misturados.
Depois, a vereadora solicitou informações sobre a separação de lixo reciclável e eletrônico nas escolas do município, como forma de incentivo e educação ambiental das crianças e adolescentes. Na resposta, a Administração informou que algumas escolas promovem a reciclagem, mas não possuem pontos de descarte de lixo eletrônico.
Por fim, Nathália Camargo encaminhou uma indicação para que a prefeitura instalasse PEVs nas escolas, sugerindo que fossem pintados com personagens lúdicos, como forma de atrair a atenção das crianças.
“Entendemos que a conscientização quanto ao descarte adequado do lixo eletrônico deve ser amplamente incentivada nas escolas. Esses equipamentos possuem substâncias químicas em suas composições, como chumbo e mercúrio, que se descartados de forma imprópria podem provocar a contaminação do solo e da água”, explica.
No requerimento, a vereadora pergunta se a prefeitura realizou este ano campanha de conscientização sobre o descarte adequado do lixo eletrônico (de forma geral e nas escolas). Além disso, quantos PEVs existem na cidade, inclusive nas escolas, e se é feito algum trabalho para separação dos resíduos, em especial o eletrônico.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária marcada para esta quinta-feira, dia 27. Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação