O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações da prefeitura sobre a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes com Motociclistas e a possibilidade de distribuição gratuita de antenas ‘corta pipa’.
De acordo com o parlamentar, as leis municipais nº 6.145/2018 e 6.187/2018 preveem ações de prevenção de acidentes com motociclistas na semana próxima a 27 de julho, Dia Nacional do Motociclista. A legislação prevê a conscientização por meio da educação, para com medidas buscar diminuir a ocorrência de acidentes.
“Considerando o índice de acidentes com motociclistas, é extremamente necessário que o Poder Executivo busque campanhas e mecanismos para que esse índice diminua”, defende Dr. Rovina.
Segundo o vereador, uma parcela dos acidentes ocorre por uso indiscriminado de cerol nas pipas. “As chamadas ‘linhas de cerol’ são uma mistura de cola e vidro moído, e ainda, a considerada ‘linha chilena’, feita de cola, óxido de alumínio e pó de quartzo, são extremamente perigosas, podendo, inclusive levar ao óbito”, explica.
Rovina cita que embora existam leis estaduais e municipais que proíbam a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes, é comum no cotidiano brasileiro a prática de tais atos. “Jovens, adultos, e até mesmo crianças estão envolvidos nessa questão”, frisa.
Conforme dados da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), a cada 100 acidentes com motocicletas anualmente no Brasil, cerca de 50% causam ferimentos graves, como mutilações, e, desse total, 25% são fatais.
Uma das medidas que ajudaria a evitar os acidentes é a ‘antena corta pipa’, de baixo valor para aquisição. Com isso, segundo o parlamentar, o Poder Executivo poderia distribuir gratuitamente a instalação desse meio preventivo para os motociclistas.
No requerimento, Rovina pergunta quais as ações na Semana de Prevenção de Acidentes e a possibilidade de distribuição das antenas ‘corta pipa’ gratuitamente aos motociclistas, assim como outras medidas para assegurar o cumprimento das leis.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária marcada para a próxima quinta-feira (24). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação