A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que institui a Semana Municipal de Incentivo a Qualidade de Vida da Mulher no Período do Climatério. Conforme a proposta, a data especial seria inserida no calendário oficial de eventos anualmente, na segunda quinzena de março.
O objetivo da semana é levar orientação e conscientização sobre os sintomas do climatério e suas fases, assim como a divulgação e acesso a informações para a população sobre qualidade de vida nesse período da vida.
O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida da mulher, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo. De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população estimada é de 29 milhões de mulheres nessa etapa.
Segundo especialistas, a maioria destas mulheres começa a ter sintomas já no início do climatério e, com a diminuição progressiva dos hormônios femininos, ocorrências como ondas de calor, alterações na pele, perda de massa óssea e risco de doenças cardiovasculares vão aumentando.
“É importante o acolhimento, reflexão e debate sobre este período que incide de vida
de todas as mulheres”, ressalta Professora Juliana. A parlamentar sugere atividades como campanhas publicitárias, seminários, palestras, atividades, cursos teóricos e práticas sobre indicações e contraindicações da Terapia de Reposição Hormonal (TRH).
Além disso, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara pode promover campanhas de conscientização através de palestras informativas, seminários e distribuição de folhetos, a serem executados nas dependências do legislativo.
“A maioria das mulheres enfrenta essa fase da vida calada e sem entender o que está acontecendo com seu corpo. Por esse motivo o atendimento público de saúde especializado é de fundamental importância, amparado por profissionais de saúde que saibam identificar e tratar esses sintomas”, completa a vereadora.
O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação