Em homenagem ao 85º aniversário de emancipação política de Americana, a orquestra de alunos da Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos”, sob a regência do professor e músico da Orquestra Municipal Álvaro Damazo, executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Municipal de Americana na abertura da sessão desta quinta-feira (12) da Câmara Municipal de Americana.
Comemorada em 12 de novembro, a emancipação política de Americana ocorreu no ano de 1924. Por vários anos, os habitantes da então chamada Vila Americana pagavam os impostos na cidade de Campinas, à qual pertencia oficialmente. Porém, conforme a vila crescia, desenvolvia-se e tornava-se uma cidade de fato, surgiu o movimento de separação e emancipação política.
O então vereador de Campinas, Dr. Antonio Álvares Lobo, iniciou em 1924 uma campanha pela emancipação, contando com o apoio de Basílio Bueno Rangel, Ignácio Corrêa Pacheco, Sebastião Antas de Abreu, Cícero Jones e Hermann Muller. A campanha culminou com a emancipação política de Americana, oficializada pela lei estadual nº 1983, promulgada em 12 de novembro de 1924. A partir daquela data, a cidade deixou de ser vila e passou a município, conquistando sua autonomia política e administrativa.
Orquestra “Heitor Villa-Lobos”
Concebida na década de 70 e oficialmente criada em julho de 2001, a Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos”, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo, tem se firmado como importante espaço para a formação musical dos jovens.
Sua estrutura educacional oferece cursos de musicalização infantil e adulto, teoria e percepção musical, prática de canto e de conjunto bem como aulas de instrumento de cordas, sopro e percussão. As conquistas dos alunos podem ser observadas nas audições das apresentações da Orquestra e Banda de Alunos.
Assessoria de Comunicação
Publicado por: Assessoria de Comunicação