A Câmara Municipal de Americana expressa seu profundo pesar pelo passamento do vereador por quatro mandatos e presidente da Câmara por dois biênios, senhor José Aparecido Castilho. Vereador de 1969 a 1988, integrante da 6ª, 7ª, 8ª e 9ª legislaturas, Dr. Castilho foi presidente do legislativo americanense nos biênios 1973-1974 e 1977-1978.
O velório acontece no auditório da Câmara Municipal de Americana nesta terça-feira (6), das 17h às 21h, e na quarta-feira (7), das 7h30 às 11h30. O sepultamento será realizado no Cemitério da Saudade, às 12h30.
Os vereadores, ex-vereadores e corpo de funcionários da Câmara Municipal de Americana solidarizam-se e exprimem suas condolências aos familiares e amigos, para que encontrem o conforto e o consolo em Deus. Que a dor da perda se encontre com o orgulho da lembrança de um pai dedicado, um marido exemplar e um cidadão irrepreensível.
Com pesar,
Thiago Martins
Presidente da Câmara Municipal de Americana
Biografia – Dr. José Aparecido Castilho
Nascido em Novo Horizonte (SP) em 11/01/1941, filho de Laudalina Alves Fernandes e Lázaro Fernandes Castilho. Casou-se com Cynthia Maria Leme Castilho em 1971, com quem teve três filhas: Alessandra, Gisele e Caroline.
Além de auxiliar a família nas atividades de rotina dos moradores do campo, frequentava a escola no período matutino, e em Novo Horizonte cursou até o 3° ano do ginasial (atual ensino médio), na época com a idade de 16 anos. O 4° ano de ginasial foi cursado em Americana, paralelamente aos seus primeiros serviços na contínua luta para auxiliar sua família. Sabedor da importância dos estudos em sua vida, logo concluiu curso de Técnico em Contabilidade, na Escola de Comércio Dom Pedro II.
De origem humilde, foi escrevente de cartório e, através de concurso público em 1964, foi nomeado Auxiliar Judiciário da Justiça do Trabalho, tendo trabalhado nas Juntas do Trabalho de Piracicaba e Americana. No ano seguinte iniciou seus estudos de Direito na Faculdade de Uberaba (MG), sendo que após um ano de passagem pela Faculdade de Bauru, graduou-se pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Após deixar a Justiça do Trabalho em 1970, foi convidado a integrar o escritório do Dr. Jessyr Bianco, advogado e um dos fundadores do jornal “O Liberal”. No período de faculdade, frequentava os Diretórios Acadêmicos, o que despertou seu interesse para a política partidária. Filiou-se no MDB, atual PMDB, partido no qual foi filiado até 2005.
Foi o segundo vereador mais votado nas eleições de novembro de 1968. Na eleição municipal seguinte, em 1972, foi o vereador mais votado da cidade, recebendo 1.831 votos – até então, a maior votação da história do município. Após deixar a Câmara, foi eleito presidente da subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, para o biênio de 1989/90. Foi também candidato a deputado estadual, pelo MDB, e um dos mais renomados advogados de Americana.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação