A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre os serviços oferecidos pela Biblioteca Municipal "Professora Jandira Basseto Pântano” à população. Uma opção sugerida é a destinação de novo local para o funcionamento.
No requerimento, a parlamentar cita a existência de parâmetros para a metragem adequada de cada ambiente como a disposição do espaço das bibliotecas, condições técnicas de funcionamento, temperatura, umidade, ventilação, pisos e paredes, iluminação, ruídos, segurança, área de armazenamento, área de atividades, mobiliário e layout, assim como a acessibilidade.
Juliana destaca que as tecnologias digitais trouxeram novos desafios para a sociedade. “Os serviços ofertados pelas bibliotecas municipais precisam ser reconfigurados, especialmente nos períodos endêmicos que demandam planos de contingência como protocolos de segurança e distanciamento social”, explica.
A vereadora frisa que são necessárias políticas públicas para oferecer serviços através de diferentes ferramentas digitais. No requerimento, Professora Juliana pede informações sobre o quadro de profissionais da Biblioteca Municipal e as regras de funcionamento, dos dias e horários.
Além disso, a parlamentar questiona se existe um estudo realizado pela prefeitura para que a Biblioteca Municipal tenha um novo local de instalação. Professora Juliana ainda pede informações sobre a informatização do acervo de livros e o tombamento do prédio.
Por fim, questiona se o prédio da biblioteca é acessível para as pessoas com deficiência, conforme a Lei 13.146 de 6 de julho de 2015, assim como uma Central de Intermediação em Libras para aqueles com deficiência auditiva e surdos.
O requerimento foi discutido e aprovado pelos vereadores em Plenário durante sessão ordinária e encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação