A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre o tempo de espera para agendamento de consultas, exames e cirurgias eletivas na especialidade de ortopedia na rede pública municipal de saúde.
No documento, a parlamentar relata receber constantemente questionamentos da população sobre a espera. “Diversos usuários do sistema de saúde têm reclamado da demora no agendamento de consultas e exames na especialidade de ortopedia. Mesmo com o pedido de urgência do pronto socorro, alguns pacientes disseram estar tendo que esperar semanas e até meses para serem atendidos”, aponta.
Juliana pergunta no requerimento quantas pessoas estão na fila para serem atendidas por médico especialista em ortopedia no serviço do Núcleo de Especialidades e o quantitativo de agosto a dezembro de 2022. Questiona, ainda, considerando o período de 2021 e 2022, qual o tempo médio de espera para consultas e para a realização de cirurgias eletivas, após o agendamento. Com relação aos exames ortopédicos mais complexos, pergunta o número médio realizado por mês entre 2021 e 2022.
A vereadora questiona também se existe no serviço municipal de saúde uma rede referenciada ou credenciada para encaminhamento dos pacientes que não são atendidos e se há a possibilidade de ampliar o quadro de médico ortopedista na UPA do Antônio Zanaga e no Núcleo de Especialidades.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (15). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação