Tecnologias voltadas à educação são debatidas em reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia


Visualize fotos

 

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (14) a sexta reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). O encontro teve contou com palestras, apresentações e debates sobre o tema Tecnologia na Educação.

 

Participaram o vereador Silvio Dourado, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, representantes das secretarias municipais de Educação e Assistência Social e Direitos Humanos; do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); da OAB Americana (Ordem dos Advogados do Brasil) da Diretoria Regional de Ensino; e de instituições, universidades e faculdades.

 

Durante as apresentações, a diretora de Tecnologia Educacional da secretaria de Educação de Americana, Alessandra Maraísa Miranda Pereira, falou sobre as ações desenvolvidas no município. “A pandemia de Covid-19 nos obrigou a nos adaptar, através de aulas à distância, fazendo videochamadas, então a tecnologia foi parte fundamental nesse processo. A secretaria de Educação tem investido na formação de professores, na infraestrutura de internet das escolas e na aquisição de equipamentos como notebooks e lousas interativas. Sabemos que a tecnologia sozinha não faz nada, mas precisamos fornecer as ferramentas pois o aluno é o centro de tudo”, observou.

 

O professor do Instituto Federal de São Paulo Alexandre Garcia Aguado apresentou projetos de digitalização da educação e destacou a importância de democratizar o processo de desenvolvimento de tecnologias voltadas para o setor. “É preciso mudar a perspectiva de que a gestão da tecnologia nas nossas escolas é algo desenvolvido externamente e implantado na escola para algo construído em conjunto com pais, alunos, professores e gestores, enxergando as pessoas como criadoras e não só como consumidoras da tecnologia”, pontuou.

 

O representante da Diretoria Regional de Ensino, Edvaldo Martino, falou sobre as ferramentas de tecnologia e inovação existentes nas escolas da rede pública estadual. “Atualmente, todas unidades possuem aulas de tecnologia, centradas em três eixos: tecnologia de informação e computação, letramento digital e pensamento computacional, com o objetivo de inserir os alunos neste universo”, disse.

 

A professora Brígida Pimentel Villar de Queiroz falou sobre tecnologias de informação e comunicação na educação e apresentou ferramentas que professores e alunos podem utilizar dentro e fora da sala de aula. “A tecnologia faz com que o aprendizado seja ais dinâmico. Na educação, temos que despertar o interesse do aluno para que ele apreenda de fato o conteúdo e essas ferramentas são fundamentais para atingirmos este objetivo”, comentou.

 

O vereador Silvio Dourado avaliou como produtivos os debates da reunião. “Como professor por formação, o tema da educação me encanta. Vejo o quanto precisamos atuar cada vez mais e nos organizar para avançar neste quesito. Nosso objetivo com o fórum é exatamente esse; integrar as instituições visando o desenvolvimento do nosso município”, falou.

 

 

A próxima reunião do fórum está prevista para o mês de fevereiro e terá como tema central soluções de inovação e tecnologia para empresas.

 

O fórum

 

O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal tem como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.

 

Para mais informações sobre o Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação