Câmara entrega a Samuel Kenji Miyazaki primeiro Diploma de “Atirador Destaque do Ano”


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta sexta-feira (13), em sessão solene realizada no Plenário Dr. Antonio Lobo, a entrega do Diploma de “Atirador Destaque do Ano” ao atirador Samuel Kenji Miyazaki, matriculado no Tiro de Guerra 02-045. A homenagem foi motivada por um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PP) e foi a primeira a ser realizada após a aprovação da propositura.
Participaram da solenidade os vereadores Adelino Leal (PT) e Celso Zoppi (PT), autoridades, amigos e familiares do homenageado, o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-045 de Americana, Primeiro Sargento Edson Clayton Faleiros, o 1º Sargento do Tiro de Guerra 02-045, Sérgio Luiz Fernandes, e todo o grupamento de atiradores.
Crivelari ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra. “Homenageando você, Miyazaki, estamos homenageando todo o Tiro de Guerra da nossa cidade e todo o conjunto militar, que treina e se prepara para a guerra, mas promove a paz na nossa sociedade. Hoje você não representa apenas seus companheiros de Tiro de Guerra, mas todos os que fardam este uniforme. O Exército e o Tiro de Guerra são das poucas reservas morais ainda existentes em nossa sociedade. Com este gesto, a Câmara de Americana deixa registrado o respeito e a admiração por tudo o que o Tiro de Guerra faz. Parabéns!”, discursou.
O Chefe de Instrução, Primeiro Sargento Edson Clayton Faleiros, parabenizou o atirador Myiazaki e à sua família pela dedicação e lealdade, e agradeceu ao vereador Capitão Crivelari pela propositura. “Hoje quem recebe esta homenagem não é somente o Myiazaki, mas todos vocês, atiradores. Historicamente, o Tiro de Guerra tem sido um ponto de apoio para a sociedade americanense, auxiliando em trabalhos sociais como a construção da igreja matriz nova de Santo Antônio, a campanha do agasalho e muitos outros trabalhos. Obrigado, Capitão Crivelari e vereadores, por esta justa e importante homenagem aos jovens atiradores americanenses”, declarou.
O homenageado da noite, atirador Samuel Kenji Miyazaki, agradeceu a homenagem e dedicou-a à família e aos demais atiradores. “Agradeço primeiramente a Deus e aos meus pais, que sempre me ensinaram a ser uma pessoa responsável. Agradeço também ao vereador Capitão Crivelari, que nos acompanhou durante todo o ano, e à Câmara, que abriu este espaço para homenagear o Tiro de Guerra. Sargento Faleiros, obrigado pelo que nos ensinou e aos atiradores, que já são meus grandes amigos”, disse.
Os vereadores Celso Zoppi e Adelino Leal parabenizaram o Tiro de Guerra pelas atividades realizadas e ressaltaram a importância da homenagem. “É uma alegria muito grande, pois fui atirador em 1974 e sei o quanto o Tiro de Guerra evoluiu, passando a fazer ações sociais e não servindo mais somente à pátria, mas também aos irmãos”, congratulou Zoppi. “Parabéns ao Myiazaki e também a todos vocês, que não estão aqui por acaso. Foram escolhidos no meio de muitos. Meu filho foi atirador e monitor em 1995 e esta experiência abriu muitas portas a ele”, afirmou Leal.
Diploma “Atirador Destaque do Ano”
Anualmente, o “Atirador Destaque do Ano” será escolhido pelo Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-045, que encaminhará o nome do homenageado à Presidência da Câmara Municipal de Americana, para que seja organizada a homenagem ao atirador que tenha se destacado durante o ano. “A homenagem aos atiradores de nosso município, justa e merecida, também visa enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Tiro de Guerra 02-045, que desde 1947 presta relevantes serviços à cidade de Americana”, afirma Crivelari. O vereador argumenta que o Diploma tem ainda o objetivo de reforçar a disciplina, incutindo no jovem o interesse pela instrução cívico-militar e o desenvolvimento do amor à pátria, argumenta.
Tiro de Guerra
Segundo informações do Exército Brasileiro, o objetivo dos Tiros de Guerra é formar reservistas de segunda categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil.
A formação do atirador é realizada no período de quarenta semanas, com uma carga-horária semanal de doze horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos – um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.
Assessoria de Comunicação