Em resposta a requerimento de Silvio Dourado, prefeitura informa sobre fornecimento de máscaras em unidades de saúde


Visualize fotos

O vereador Silvio Dourado (PL) recebeu um ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento em que questionou a prefeitura se as unidades de saúde que exigem o uso de máscaras possuem o item para fornecimento aos usuários.

 

No requerimento, o parlamentar afirmou ter sido procurado por moradores que utilizam a unidade básica de saúde do bairro Jaguari relatando que o uso de máscaras é obrigatório na UBS. Dourado perguntou se as unidades de saúde estão exigindo o uso obrigatório de máscaras e se existem máscaras descartáveis disponíveis para fornecimento gratuito.

 

No ofício, a secretaria de Saúde informa que a utilização da proteção facial segue vigente no estado de São Paulo dada a necessidade de serem mantidos hábitos preventivos e complementares à vacinação. “A utilização de máscaras em ambientes de saúde não deixou de ser exigida em nenhum momento”, afirma o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo Carvalho de Oliveira. Desta forma, a orientação às pessoas que procuram as UBSs é para que já se dirijam às unidades com máscaras de tecido ou descartáveis.

 

Com relação ao fornecimento de máscaras aos pacientes, a prefeitura informou que as unidades básicas de saúde disponibilizam o equipamento de proteção aos servidores e recebem uma quantidade adicional para atender aos usuários que procuram as UBSs sem máscara. “Entretanto, há um limite nesta quantidade, considerando a série histórica de consumo e a disponibilidade do item em estoque e/ou contrato”, acrescenta o secretário.

 

O vereador destaca a importância do uso das máscaras nas unidades de saúde. “Uma vez que nos foi informado que há máscaras a mais além das compradas para os funcionários, mas em quantidade restrita, atento à necessidade de aumentar este número que não está sendo suficiente e conscientizar a termos sempre uma máscara conosco”, aponta Dourado.

 

“Ressalto a importância de sempre haver máscaras para atender à população que pode ter esquecido ou que não consiga comprar, além de conscientizar e informar os funcionários para que entreguem estas máscaras a quem necessita”, conclui o vereador.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação