A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo à prefeitura a atualização do Plano Municipal de Drenagem Urbana e ações de divulgação dos pontos de alagamento existentes no município. O objetivo, segundo a parlamentar, é diminuir esses pontos através da identificação, sinalização e divulgação dos locais onde os alagamentos ocorrem com maior frequência.
No documento, Juliana destaca que o mapa de pontos de alagamento, erosão e assoreamento existente na lei municipal nº 5.933/2016, que instituiu o plano, está desatualizado. De acordo com a parlamentar, com o início da época das chuvas tem aumentado as reclamações de moradores sobre alagamentos em diversas regiões da cidade.
“Esses locais podem gerar acidentes e diversos tipos de danos à população. Uma rede de drenagem ineficiente resulta em enchentes severas, com grandes áreas alagadas, causando prejuízos e expondo a população à riscos diversos e erosões ao solo de pequeno a grande porte”, destaca.
A urbanização e o aumento populacional são outros fatores, segundo a vereadora, que justificam a necessidade de atualização do plano. “A sinalização e o monitoramento desses locais são muito importantes, porém não substituem a necessidade de investimento público na drenagem urbana, congregando de forma integrada o sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e o sistema de coleta de lixo, estabelecendo as ações de contingência propostas no caso de emergências”, acrescenta Juliana.
No documento, a parlamentar pede que a prefeitura atualize o Plano Municipal de Drenagem Urbana e realize um estudo de avaliação e impacto no sistema de drenagem, visando diminuir os pontos de alagamento na cidade. Sugere, ainda, a identificação, sinalização e ampla divulgação dos pontos, com o objetivo de minimizar os riscos e prejuízos que eventuais alagamentos possam causar à população.
A indicação será relacionada em pauta de sessão ordinária e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação