Vagner Malheiros pede informações sobre consultas e procedimentos de cardiologia na rede pública de saúde


Visualize fotos

 

O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre agendamento de consultas com cardiologista e procedimentos relacionados à especialidade médica, como cateterismo, na rede pública municipal de saúde.

 

No documento, o parlamentar destaca que o tratamento das doenças cardiovasculares é um dos mais importantes que devem ser garantidos pelo sistema público de saúde. Malheiros cita dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia e do Ministério da Saúde, que apontam que, até agosto de 2021, mais de 260 mil pessoas morreram em função de doenças cardíacas no Brasil. Além disso, cerca de 300 mil brasileiros sofrem infarto agudo do miocárdio por ano e, em 30% dos casos, a pessoa vai a óbito.

 

“A consulta a um cardiologista pode prevenir o surgimento de doenças no coração identificando e tratando os fatores de risco. Além disso, uma avaliação médica regular possibilita o diagnóstico precoce de um problema cardíaco, elevando as chances de cura”, comenta o vereador, citando informações da Organização Mundial da Saúde.

 

No requerimento, Malheiros pergunta quantos médicos cardiologistas atendem pela rede pública municipal de Saúde, quantas pessoas estão na lista de espera por uma consulta e quantos atendimentos são realizados mensalmente.

 

O parlamentar questiona ainda quais outras ações complementares, além de inserir os pacientes que necessitam de procedimentos como cateterismo e angioplastia na lista do CROSS, a secretaria de Saúde desenvolve para que esses procedimentos sejam realizados com a agilidade requerida pelos casos.

 

Por fim, pergunta o que impede a prefeitura de contratar os procedimentos cardiológicos junto à rede particular, qual a demora para a realização do cateterismo e quantas pessoas estão aguardando na fila para cateterismo, angioplastia e outros procedimentos, além do tempo médio de espera.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária. Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação