Marcos Caetano se reúne com diretor da Vigilância em Saúde para discutir demandas


Visualize fotos

O vereador Marcos Caetano (PL) reuniu-se nesta terça-feira (17) com o diretor da Uvisa (Unidade de Vigilância em Saúde) de Americana, Antônio Donizeti Borges, para discutir demandas específicas do setor.

 

Durante o encontro, o parlamentar contou ter recebido vários pedidos de fiscalização por parte de munícipes. Um dos motivos é devido às seguidas chuvas e a preocupação das famílias com os locais de criadouros de escorpiões e do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e a Febre Amarela.

 

Outro assunto discutido foi o controle das capivaras no município, que são as hospedeiras do carrapato-estrela, transmissor da Febre Maculosa. O vereador e o diretor da Uvisa ainda conversaram sobre pedidos feitos através de requerimentos e indicações.

 

O diretor informou que o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) tem um fluxo natural de trabalho anual, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. “São trabalhadas todas as áreas de planejamento do município na atividade de casa a casa com visitas, vistorias e orientações, visando eliminação de criadouros através da retirada ou tratamento com larvicidas, que é a mais eficiente forma de combate ao vetor, consequentemente mantendo controle das arboviroses”, explica Donizeti.

 

E caso o cidadão esteja enfrentando problemas com escorpiões, pode entrar em contato através do protocolo digital no sistema 1-Doc do site oficial da prefeitura, acessando o assunto ‘Escorpião – Orientação e Recolhimento’. Já em caso de picada, deve se dirigir imediatamente ao pronto-socorro do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.

 

Sobre as capivaras, o diretor da Uvisa relatou que é realizada pesquisa de identificação das espécies de carrapatos em praticamente todas as áreas silvestres do município, assim como sinalizada advertência nos locais em que há confirmação da presença do carrapato-estrela.

 

“Sabemos que Americana é uma cidade que tem casos dessas doenças, principalmente nessa época de muitas chuvas e calor. Resolvemos solicitar uma resposta técnica por parte da prefeitura e fiscalizar como andam os trabalhos realizados pela Uvisa no município”, completa Caetano.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação