A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre políticas de incentivo à doação de órgãos no município.
A parlamentar explica que “a doação de órgãos salva vidas e a melhor forma de incentivar e aumentar o número de doadores é a conscientização da sociedade, criando mecanismos facilitadores como seminários, palestras e campanhas educativas, especialmente na rede pública municipal de saúde e nas escolas da rede municipal”.
Nathália Camargo cita a Lei Municipal n° 6.575/2021, que dispõe sobre a política municipal de incentivo à doação de órgãos. São estabelecidas formas de incentivar e aumentar a quantidade de doadores de órgãos e tecidos humanos, por meio da conscientização da sociedade.
Além disso, a legislação prevê que o Poder Executivo utilize a mensagem “Salve Vidas. Doe Órgãos” no sítio eletrônico da Prefeitura, bem como em seu diário oficial, correspondências, ofícios, impressos e publicidade em geral.
Através do requerimento, a vereadora pergunta se as Secretarias de Saúde e Educação promovem algum trabalho/atividade de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos humanos. Também sobre o número estimado de pessoas com doença renal, que necessitam de hemodiálise em Americana.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária. Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação