O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre a prestação de serviço de ambulâncias para remoção terrestre de pacientes no município.
No documento, Daniel menciona ter sido procurado por usuários do sistema público de saúde que reclamaram da situação das ambulâncias, principalmente pela demora no atendimento e falta de disponibilidade. O parlamentar explica que a redução no tempo de resposta do socorro é importante para que o atendimento médico seja ágil e a situação não passe a ser preocupante.
“O transporte de pacientes deve ser indicado, planejado e executado visando minimizar possíveis riscos para o transportado. Além disso, deve ser seguro e eficiente, sem expor o paciente a riscos desnecessários, evitando assim agravar seu estado clínico. O objetivo desta intervenção é melhorar o prognóstico do paciente. Portanto, o risco do transporte não deve sobrepor-se ao possível benefício da intervenção”, comenta.
Dr. Daniel questiona a prefeitura sobre a quantidade de ambulâncias disponíveis para o Hospital Municipal e demais unidades de saúde; quantos pacientes recebem tratamento de saúde fora do município; quais parâmetros são usados na triagem para que os pacientes tenham direito ao uso do transporte; e a forma de protocolo e agendamento.
Ainda no documento, o vereador pede informações sobre as ocorrências mensais de transporte de pessoas para outras cidades e se há contrato entre a prefeitura e empresa local para a prestação de serviços de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (31). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação