O vereador Léo da Padaria (PV) protocolou um requerimento secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações a respeito da falta de medicamentos na rede municipal de saúde.
No documento, o parlamentar menciona ter sido procurado por usuários do sistema público de saúde que relataram haver indisponibilidade de medicamentos essenciais, como a acitretina. “Devido ao alto custo do remédio, os pacientes não possuem condições financeiras para adquiri-lo. Muitas são as famílias que dependem desse fornecimento para terem a dignidade de realizar o tratamento adequado. Ocorre que, com a falta do medicamento, os sintomas podem ser graves e até fatais”, explica.
Léo questiona a prefeitura sobre os motivos que levaram à falta do medicamento, em quais períodos de 2022 a falta ocorreu e qual a previsão de normalização da distribuição. Questiona, ainda, se há alguma alternativa para os usuários do SUS e pede informações sobre o responsável pela distribuição do medicamento e a quantidade disponibilizada entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (31) e será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação