O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), reuniu-se nesta sexta-feira (3) em seu gabinete com o aposentado José Vladeir Truzzi para discutir sobre a gratuidade do transporte metropolitano rodoviário a pessoas com idade entre 60 e 65 anos.
A gratuidade – que já existia para pessoas acima de 65 anos – foi concedida em dezembro do ano passado, através da lei estadual 17.611/2022, nos ônibus do sistema da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). A medida inclui os ônibus gerenciados pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas, incluindo a de Campinas e foi regulamentada pelo decreto estadual nº 67.455/2023, de 20 de janeiro.
No entanto, a lei não estaria sendo colocada em prática. “Pessoas nos relataram que não estão tendo acesso ao benefício para se deslocar entre Santa Bárbara, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas”, explicou Truzzi.
“O transporte metropolitano coletivo, dos ônibus de duas portas, continua com a gratuidade. Somente os do transporte rodoviário, de uma porta, que não está sendo cumprido”, acrescentou o aposentado.
Durante a reunião, Brochi informou que irá protocolar uma moção de apelo ao governo do estado cobrando a volta da gratuidade e enviar um ofício ao gabinete do deputado estadual Alex de Madureira (PL) solicitando auxílio no pedido.
“O objetivo é cobrar a EMTU e dar ciência ao Governo do Estado no sentido da garantia da gratuidade do transporte metropolitano aos idosos de 60 a 65 anos”, resumiu o presidente da Câmara.
A moção de apelo deverá ser incluída na pauta da sessão da Câmara da próxima terça-feira, dia 7. Se aprovada, será encaminhada para resposta dos endereçados.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação