A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana questionando a prefeitura sobre a possibilidade de prorrogação do prazo de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em parcela única com desconto.
No documento, a parlamentar lembra que no IPTU o desconto é oferecido apenas no pagamento à vista, sendo pago o valor integral na modalidade parcelada. Segundo a autora, diversas pessoas entraram em contato com o gabinete relatando que a concentração de despesas no mês de janeiro – como outros impostos e gastos escolares – e impacto ainda presente da pandemia na economia dificultam o pagamento à vista com desconto.
Por estes motivos, Nathália sugere a prorrogação do prazo para pagamento à vista até o mês de março. “Uma matéria jornalística mostra queda de 6,3% no pagamento da cota única. Acredito que poderíamos ter um quadro mais favorável de arrecadação se prorrogássemos o pagamento da cota única para março. Seria um alívio para o bolso do contribuinte e ajudaria a prefeitura a reverter essa queda”, aponta.
No requerimento, a vereadora questiona se a administração vê possibilidade de prorrogação do prazo de pagamento do IPTU em parcela única com desconto e se é possível calcular o impacto financeiro aos cofres do município com a queda de 6,3% do pagamento em cota única em comparação ao ano de 2022.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (14). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação