Leco Soares pede informações sobre acolhimento de migrantes e pessoas em situação de rua


Visualize fotos

 

O vereador Leco Soares (Podemos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações à prefeitura sobre o acolhimento de migrantes e de pessoas em situação de rua em Americana.

 

No documento, o parlamentar observa que o serviço oferecido pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) foi desativado e destaca que diversos municípios estão implantando o “Centro POP” (Centro de Referência Especializado para população em situação de rua), destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Nestes locais, as pessoas são atendidas no período da manhã e podem cuidar de sua higiene, se alimentar e receber outros cuidados necessários.

 

O vereador demonstra preocupação com notícias do aumento do número de pessoas em situação de rua na cidade e questiona a prefeitura sobre ações que podem ser tomadas. “É preciso suprir as necessidades imediatas dessas pessoas, facilitando o acesso emergencial, cuidados de higiene, saúde, alimentação, vestuário, dentre outros. Segundo relatos, essas pessoas aceitam receber assistência, mas não querem ser direcionadas aos abrigos”, comenta Leco.

 

Leco pergunta no requerimento qual setor tem realizado o pré-atendimento dos migrantes que chegam ao município, para onde são encaminhados, qual o atendimento oferecido e se a administração pública conta com algum programa para custear o retorno do migrante à sua cidade de origem.

 

Com relação às pessoas em situação de rua, o parlamentar pede relatório com dados cadastrais dessa população, questiona onde estão sendo atendidos e para onde estão sendo encaminhadas as pessoas que aceitam ser internadas. Leco pergunta, ainda, se o município possui algum projeto similar ao Centro POP e, caso não possua, se existe a possibilidade de disponibilizar um local com esse objetivo.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de quinta-feira (23). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação