Grupo “Flor de Maio” participa do Câmara Melhor Idade


Visualize fotos

Cerca de 50 idosos do grupo “Flor de Maio” participaram nesta segunda-feira (23) de mais uma sessão simulada do Projeto Câmara Melhor Idade. A Mesa Diretora da sessão foi composta pelas vereadoras Maria José Mendes de Oliveira (Presidente), Maristela Nardini Wanderley (Primeira Secretária) e Antonieta Rosa de Campos (Segunda Secretária).
O primeiro item discutido pelos vereadores da Melhor Idade foi o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria da Presidente Maria José, que dispunha sobre a contratação de estagiários da Melhor Idade na Assessoria Técnica Legislativa da Câmara Municipal de Americana. A autora justificou a proposta ressaltando a sabedoria dos idosos e quanto podem contribuir para com a sociedade. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Os vereadores discutiram também o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município que incluía inciso VI ao artigo 188, acrescentando o ensino de disciplina que aborda o tema “o processo de envelhecimento e respeito e a valorização do idoso nas escolas municipais”. A proposta, de autoria das vereadoras Luzetyl da Silva Gennari e Maristela Nardini Wanderley, foi aprovada por unanimidade.
“É importante que isso seja trabalhado nas escolas, pois as próprias crianças levam as informações para casa e acabam influenciando os outros membros da família”, disse Luzetyl.
“Eu defendo esse projeto para que as crianças e adolescentes tenham oportunidade de conviver com as pessoas mais experientes, pois ai uns acabam conhecendo os outros”, acrescentou Maristela.
Além dessas propostas, foram discutidos e votados mais dois projetos de lei, além de três requerimentos, duas moções e uma indicação.
Vereadores
Acompanharam a sessão e fizeram o uso da palavra o presidente da câmara, Cauê Macris (PSDB), os vereadores Adelino Leal (PT), Celso Zoppi (PT) e Reinaldo Chiconi (PMDB), e o secretário de Governo e Ação Comunitária, Luciano Corrêa, representando o Prefeito Municipal Diego De Nadai (PSDB).
Todos ressaltaram a importância do projeto e da participação dos idosos nas discussões de questões relacionadas aos grupos da Melhor Idade, bem como de assuntos do município.
Homenagens
A sessão simulada contou com diversas homenagens. A primeira homenageada da tarde foi a secretária de Promoção Social, Leila Mara Pessoto. Os vereadores enalteceram o trabalho e o carinho que a secretária tem com os idosos. “A Leila é muito querida, pois ela é uma pessoa de potencial imenso”, disse a presidente Maria José.
Foram homenageadas também a psicóloga Maria Elisabeth Capuccini e a assistente social Sonia Demori que estiveram por um longo período na coordenação dos grupos da Melhor Idade da cidade.
Também recebeu homenagem o presidente da Casa, Cauê Macris, pela iniciativa do Projeto Câmara Melhor Idade. “A presente moção se faz necessária em razão do trabalho que o Presidente tem feito a frente do Poder Legislativo de nossa cidade”, disse Maria José, em nome de todos os vereadores.
O projeto
O “Câmara Melhor Idade” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação





Publicado por: Assessoria de Comunicação